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AS BANDEIRAS DA REVOLUÇÃO – PERNAMBUCO 1817/2017 - Fundação Joaquim Nabuco, 2017

Ad Nauseam

Blood on flag, 130 x 90, 2017

Ad Nauseam
Sangue do artista sobre bandeira de algodão cru. 130 x 90 cm. 2017.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi, apesar de sua duração efêmera – pouco menos de três meses –, a primeira tentativa vitoriosa de instalar uma república no Brasil. No seu ideário, incluía-se não somente a luta pela emancipação do Império Português, mas também a promoção da igualdade de direitos entre os habitantes do país. Coube nela ainda, mesmo que timidamente, a defesa da abolição da escravatura e a consequente inclusão, no universo dos contados como homens e mulheres livres, de significativa parcela da população negra do Brasil. Que tenha sido brutal e rapidamente reprimida fala muito da capacidade de reação das forças regressivas que então defendiam a preservação de privilégios tantos.

Como forma de identificar e divulgar o movimento, foi criada uma bandeira que simbolicamente comunicava, em suas cores e signos, alguns dos ideais que mobilizavam os revolucionários. Bandeira que, um século depois do levante, foi adotada, com poucas alterações, como o estandarte do Estado de Pernambuco. Tomando como ponto de partida documentos de época que narram a história e os significados dessa bandeira, esta exposição argumenta pela atualidade das “bandeiras” mais amplas da Revolução de 1817 e por sua atualização em outras demandas, mais específicas e atuais. Busca resgatar o símbolo revolucionário, portanto, para o campo daqueles que lutam contra as persistentes desigualdades e violências em Pernambuco e no Brasil, retirando-o do círculo de efemérides oficiais que violam ou recalcam os valores últimos que representa.

A exposição está organizada em três núcleos distintos, embora entrelaçados. O primeiro deles reúne conjunto de documentos – o mais antigo de 1817 e o mais recente de 2017 – e textos que, partindo da descrição da bandeira revolucionária de 1817, evocam o conteúdo emancipador e republicano do movimento e as irresolutas tensões ali contidas. Reunidos, esses documentos e textos constituem uma espécie de cronologia do movimento para além dele próprio e do lugar que a bandeira da revolução ocupa nessa narrativa.

O segundo núcleo da mostra é composto por trabalhos de artistas visuais que se valem do suporte ou da ideia de bandeira para refletir como, passados dois séculos da Revolução de 1817, os preceitos republicanos por ela representados – inscritos na simbologia de seu estandarte – ainda estão por ser consolidados em Pernambuco e no Brasil. Trabalhos que exibem, de maneiras diversas, o fracasso de instituir, no país, “bandeiras” que já animavam os revolucionários do passado.

O terceiro e último núcleo da exposição é formado por bandeiras que, criadas por movimentos sociais de origem variada, atualizam ou expandem demandas de igualdade presentes, de modo menos ou mais claro, na Revolução de 1817, demonstrando não somente a atualidade daquele levante, mas sua proximidade informal a movimentos contemporâneos que contestam o estado de coisas em Pernambuco e no Brasil de agora. Proximidade que se dá por afinidades com valores republicanos que nunca foram plenamente implementados no país ou, sobretudo, por identificação com a ideia de insurreição frente a forças que oprimem e segregam.

Articulando física e conceitualmente os três núcleos, páginas retiradas do livro Antologia Fantástica da República Brasileira – disponível para consulta na exposição junto a outros textos que tratam do movimento revolucionário pernambucano –, anunciam, pontuam e sugerem ideias e situações que atravessam qualquer vontade de mudança radical, na qual embates são não somente inevitáveis como também necessários. A bandeira da Revolução de 1817 é uma bandeira de luta, não uma bandeira da paz.

Moacir dos Anjos e José Luiz Passos

 

A Cor do Brasil, Museu de Arte do Rio, 2016

 

Habeas Corpus & Aurora

Habeas Corpus is a judicial right of liberty that seeks to protect citizens against abuse of authority. This law in Brazil generally works for rich or corrupt people. Blood on flag. 130 x 90 cm, 2016.

Habeas Corpus e Aurora. Bandeiras de lona crua e sangue do artista/ blood on flag. Photo: Thales Leite 2016. Collection Museu de Arte do Rio.

Vista da exposição/ Exhibition view. Photo: Thales Leite

Vista da exposição/ Exhibition view. Photo: Thales Leite

O Museu de Arte do Rio – MAR abre ao público A cor do Brasil, exposição que traça a trajetória da arte brasileira desde o período colonial até o século XXI. A mostra reúne mais de 300 peças, vindas da Argentina, do México e de outras 12 instituições espalhadas pelo Brasil, que cederam parte de seus acervos para a montagem da mais completa antologia da cor já apresentada na cidade do Rio de Janeiro.

 

Alcançando o século XXI, A cor do Brasil retoma as implicações e os projetos políticos da cor na atualidade, agora pensando um Brasil ampliado, de Norte a Sul, a exemplo de um núcleo dedicado à revisão da ideia do “nacional”, que tem na bandeira seu maior ícone. Intenções e ressonâncias múltiplas da cor se revelam através da arte: colorir inventa uma nação; a transforma em república; recria – por meio da paisagem – a relação do homem com a natureza, com a terra, com o minério, com o céu, com as nuvens; interpõe ciência e arte; promove encontros entre culturas distintas, modos de colorir o corpo, afirmação política entre cor e etnicidade; reposiciona o corpo; atua politicamente; simboliza. Recria, constantemente, os modos de perceber, inclusive na ausência de cor ou nos projetos de “cor inexistente” (Israel Pedrosa). O que se impõe em A cor do Brasil é a força da arte desde um dos seus gestos mais precípuos e, portanto, fundamentais: a invenção da cor.

 

Bandeira do Brasil 

Até certo momento histórico, os artistas brasileiros deram mais atenção política ao mapa, a base territorial de uma formação social, do que à bandeira, um símbolo convencionado pelo Estado para representar uma sociedade. Durante a ditadura, a bandeira surgia para críticas diretas ao regime. Na atualidade, a bandeira é um elemento simbólico para discursos sobre o Estado nacional, a formação social, as dores do Brasil, a crítica política e a celebração poética e amorosa da afetividade pelo país, entre muitos outros. Dedicada à revisão da ideia do “nacional”, que tem na bandeira seu maior ícone, A cor do Brasil retoma as implicações e projetos políticos da cor na atualidade.

 

Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos Curadores

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