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Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro, 26/11/2022 - 04/03/2023

Monumental - Exposição individual / Solo show

Curadoria [curated by] Daniela Name, Jean Carlos Azuos e Thiago Fernandes

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Proposta para monumento (morte ou glória!), 2015 - 2018. Bronze. foto [photo]: Paul Setúbal

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Vista da exposição [exhibition view]

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Pódium, Bispo do Rosário. Vista da exposição [exhibition view] 

Inverter imaginários coletivos: o século XXI tem sido marcado pela reivindicação desse direito, o da reconstrução das memórias históricas. Os ataques a monumentos que assistimos nos anos recentes organizam um período de revisão histórica e revelam a inconformidade ou o não-reconhecimento da legitimidade de imagens impostas como objetos de memória. Toda história, assim como toda imagem da história, é uma construção. A imagem e a escrita não registram acontecimentos, mas os criam, e uma das principais tarefas da arte nestes tempos de questionamentos de narrativas “oficiais” tem sido contrariar nosso imaginário histórico.

 

Ao ficcionalizar um antimonumento, com a virilidade de Dom Pedro I ainda vindo a galope, mas posta de ponta-cabeça, Paul Setúbal afina “Monumental” com esse desejo de embaralhamento, revirando uma construção  narrativa a partir de imagens e discursos ligados à História brasileira. Um impulso que certamente pode ser violento, como tudo aquilo que precisa romper com estruturas enferrujadas.

 

Cumprindo o desafio de dialogar com a obra de Arthur Bispo do Rosário (Japaratuba, SE, 1909-Rio de Janeiro, RJ, 1989), Setúbal, nascido em Aparecida de Goiânia, em 1987, enfatiza características marcantes de sua trajetória, que coincidem com singularidades ainda pouco exploradas na obra de seu antecessor. Não um antecessor qualquer: nessa curadoria, entendemos que Bispo é um dos maiores criadores da história da arte brasileira. Reconhecer isso também é, de algum modo, a insistência numa cambalhota narrativa - que ganha semântica e consistência no encontro entre as poéticas, intenções e materialidades a partir do diálogo que Setúbal sustenta com muita envergadura.

 

Em comum, o jovem criador tem com seu anfitrião neste museu o desencaixe com os valores extremamente masculinos de uma sociedade patriarcal; o impulso de reversão da violência bélica; a aposta em uma espécie de encantamento subjetivo dos objetos, capaz de amortecer as obsessões pelas disputas, pódios, troféus e/ou possíveis heróis.

 

“Monumental” conta com três trabalhos inéditos de Setúbal: a obra de grandes dimensões que ocupa o vão central do salão de entrada, feita com os saberes usados nas escolas de samba, projeto realizado em parceria com o artista Guga Ferraz; a escultura de parede “Ouroboros” e o vídeo “Monumental”, que reúne imagens da destruição de monumentos racistas e coloniais nas voltas do planeta.

 

Sim, esta é uma exposição que nos interpela pelos giros. O círculo do Ouroboros, a cobra ou dragão que engoliria o próprio rabo para fazer suas metamorfoses alquímicas, é posto em diálogo com outros ciclos presentes na obra de Bispo. Armas, estandartes e fardamentos de ambos os artistas nos convidam a um ciclo de subversão de certos signos a partir do desconforto e do estranhamento.

 

No ano em que se celebra o bicentenário da independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, “Monumental” expõe fissuras do projeto de modernidade, trabalhando com elementos da nossa cultura visual atravessados por um histórico de violência e autoritarismo que perpassa os tempos imperiais, a República, a ditadura militar e os anos de redemocratização, remodelando-se na atualidade, quando parte do país insiste nas bases de uma masculinidade absoluta e excludente.

 

O que propomos na mostra - e no encontro de Paul Setúbal com o legado de Arthur Bispo do Rosário -, é um exercício de distinção entre as imagens do poder e o poder das imagens, de suas leituras e interpretações.

Daniela Name, Jean Carlos Azuos e Thiago Fernandes, curadores - Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro, 2022

Cambalhotas narrativas

Baixe o catálogo da exposição / E-book of the exhibition

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