top of page

Central Galeria, São Paulo, 12 oct - 28 nov 2020

Nós sabemos - Trabalho do duo Smék Setúbal

We know - Work by the duo Smék Setúbal

Trabalho presente na exposição "No presente, a vida (é) política", curadoria de Diego Matos

Part of a goup show curated by Diego Matos

_DSC0146.jpg

Nós sabemos, 2020. photo: Paul Setúbal

_DSC0157.jpg

Nós sabemos, 2020. detail. photo: Paul Setúbal

detalhe_72.jpg

Nós sabemos, 2020. detail. photo: Paul Setúbal

Nós sabemos, 2020

Correntes de aço, cópia das mãos dos artistas em bronze, cópia de caixa “arquivo morto” em ferro fundido e pintura elétrostática nos esticadores, ganchos e manilhas.
ed. única. Dimensões variáveis

Nós sabemos opera na esfera política, quando os artistas erternizam por meio de um gesto de suspensão, a incessante busca para tornar de conhecimento público arquivos ocultos de épocas truculentas como a ditadura no Brasil, e os recentes casos arquivados que permanecem sem resposta, ainda que nós saibamos da existência desses conteúdos. Na instalação, o “arquivo morto”, caixa comumente usada para armazenar arquivos de importância, se apresenta gasta e amassada, fundida em ferro, impedindo que sua abertura seja completa. Ao olhar pelas frestas da caixa selada, o que resta é apenas a ferrugem provocada pelo tempo, apresentando o vazio como resposta aos conteúdos que nunca são revelados. O vazio da caixa em ferro fundido, é também o peso que tensiona as correntes e as mãos que a sustentam, como os vários casos que ainda hoje permanecem em suspsensão.

/  /  /

We know, 2020
Steel chains, copy of the artists' hands in bronze, copy of a “dead file” box in cast iron and electrostatic painting on the turnbuckles, hooks and shackles.
ed. only. Variable dimensions

We know how it operates in the political sphere, when artists immortalize, through a gesture of suspension, the incessant search to make hidden archives from truculent eras such as the dictatorship in Brazil public, and the recent cold cases that remain unanswered, even though we know of the existence of these contents. During installation, the “archive file”, a box commonly used to store important files, appears worn and dented, cast in iron, preventing it from being completely opened. When looking through the cracks of the sealed box, what remains is only the rust caused by time, presenting emptiness as a response to the contents that are never revealed. The emptiness of the cast iron box is also the weight that tensions the chains and the hands that support it, like the various cases that still remain in suspension today.

bottom of page